A PSICOLOGIA DAS CORES

Tal como não se pode escapar da morte e dos impostos, também não podemos escapar das cores. Estão omnipresentes. Mas o que é que isto significa? O significado das cores é diferente em diferentes culturas. Mas nos EUA os investigadores chegaram a um padrão bastante exacto.

PRETO

O preto é a cor da autoridade e do poder. É popular na moda, porque faz as pessoas parecerem mais magras. Também é elegante e intemporal. Significa também submissão: os sacerdotes vestem-se de preto para mostrar a sua submissão a Deus. Alguns especialistas de moda afirmam que uma mulher vestida de preto significa submissão aos homens. Também faz as pessoas parecerem distantes ou diabólicas.

BRANCO

As noivas vestem-se de branco para simbolizar inocência e pureza. O branco reflecte a luz e é considerado como uma cor de Verão. na moda e na decoração, o branco é muito popular porque é leve, neutro e combina com tudo. Mas no branco nota-se mais o sujo e é mais difícil de manter limpo que as outras cores. O uso do branco por médicos e enfermeiros implica esterilidade.

VERMELHO

É  a cor mais emocionalmente intensa, estimulando o aumento da frequência respiratória e cardíaca. É também a cor do amor. A roupa vermelha faz quem a usa parecer mais pesado. Sendo uma cor extrema, a roupa vermelha não ajuda as pessoas nas negociações ou confrontos. Os carros vermelhos são alvos populares dos ladrões. Na decoração o vermelho é usado para realçar.

O cor-de-rosa, a cor mais romântica, é mais tranquilizador. No desporto é, por vezes, usado para pintar os vestiários das equipas adversárias acreditando-se que assim perderão energia.

AZUL

É a cor do mar e do céu e uma das cores mais populares. Provoca uma reacção oposta à do vermelho. Calmo, tranquilo, o azul ajuda o organismo a produzir substâncias calmantes e é, por isso, frequentemente utilizado nos quartos. O azul também pode ser frio e deprimente. Consultores de Moda recomendam o uso do azul nas entrevistas de emprego, pois simboliza lealdade. As pessoas são mais produtivas quando trabalham em salas azuis.

VERDE

É uma cor muito popular na decoração, simbolizando a natureza. É a melhor cor para óculos e pode melhorar a visão. As pessoas que esperam para aparecer na TV, sentam-se em salas verdes, para relaxarem. Os hospitais usam frequentemente a cor verde porque relaxa os pacientes. Na Idade Média as noivas usavam o verde como símbolo de fertilidade. O verde-esculo é masculino, conservador, e implica riqueza. No entanto, no mundo da moda, os costureiros recusam-se a usar o verde na véspera de um desfile de moda com medo de atrair a má sorte.

AMARELO

O amarelo alegre e ensolarado amarelo chama a atenção. Embora seja considerado uma cor optimista, as pessoas perdem mais frequentemente a paciência em salas amarelas, e os bebés choram mais na presença do amarelo. É a cor mais difícil de captar pelo olho humano e por isso demasiado chamativa. Mas o amarelo aumenta a concentração, daí o seu uso em questões de leis. Também acelera o metabolismo.

ROXO

É a cor da realeza, conotada com o luxo, a riqueza e a sofisticação. Mas, como é raro na natureza, o roxo pode parecer artificial.

CASTANHO

Sólido, o confiável castanho é a cor da terra e é abundante na natureza. Castanho claro significa sinceridade, enquanto o castanho escuro se associa à madeira e ao couro. O castanho também pode ser triste e melancólico. Os homens são mais propensos a dizer que o castanho é a sua cor favorita.

FONTE: http://www.infoplease.com/spot/colors1.html

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: