Alguns artigos interessantes na Wikipédia em português (e erros)

1.

The Tracey Ullman Show (http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Tracey_Ullman_Show): o artigo refere-se aos Simpsons. Nada mais sobre um programa que, segundo a própria Wikipédia, foi premiado com pelo menos um Emmy.

2.

Boccaccio 70 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Boccaccio_%2770): fica a saber a ficha técnica, e a mais curta das sinopses. O link que imagens vai dar a um site (http://www.65anosdecinema.pro.br/Boccaccio_70.htm) que é bem possível que tenha mais informações sobre o filme, mas não é especificamente para o filme.

3.

Rik Van Nutter (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rik_Van_Nutter) obviamente não merecerá muitas linhas, apesar de ter sido marido de Anita Ekberg, e claro que a referência vai para ela (http://www.cultsirens.com/ekberg/ekberg.htm). Mas não merece uma listinha dos seus filmes, que na Wikipédia são normalmente copiados da IMDb. Achei curioso que o link de Ligações externas vá dar (http://www.felixleiter.com/) que fala da morte de John Gardner, Claro que não passa de um esboço e o personagem não é assim tão importante que valha a pena fazer melhor.

4.

Claudine Auger (http://pt.wikipedia.org/wiki/Claudine_Auger) tem um artigo definitivo, nada de esboço e obviamente contará mais como Bond girl (excelente referência para os fans de OO7:http://www.007.info/FactfileThunderball.asp) do que pelos outros 79 títulos mencionados na IMDb, mas que o editor da Wikipédia talvez não tenha tido paciência para copiar para o seu artigo.  Mas não deveria ser um esboço se está incompleto? O outro link (http://commanderbond.netsections/girls/auger.php3) o meu Chrome diz: Ups! O Google Chrome não conseguiu localizar commanderbond.netsections. Pobre Claudine Auger, que passará á wikipédica eternidade sem mais ser que uma Bond girl.

5.

Continuando com a Claudine Auger descubro que ela trabalhou com Jean Marais, alguém que não tem ainda direito a sequer um esboçozinho na Wikipédia em Português. Certamente que não é importante. Espero que não seja por algum preconceito dos voluntários da Wikipédia em Português, pois na mesma em inglês (http://en.wikipedia.org/wiki/Jean_Marais) Marais era homossexual e a musa (será que escreverão muso? Aceitam-se apostas!) de Jean Cocteau. Pobre Jean Marais, mas talvez seja melhor do que ter um esboço. Mas fica a minha sugestão aos administradores da Wikipédia em Português. Sempre era mais um artigo e o personagem certamente foi mais importante que o atrás mencionado Rik Van Nutter.

6.

Retiro o que disse anteriormente sobre possível possível preconceito dos voluntários da Wikipédia em Português. Luchino Visconti (http://pt.wikipedia.org/wiki/Luchino_Visconti) em dois fantásticos parágrafos intitulados «Vida pessoal e morte» está marcado como «homossexual assumido» e amante de «Hulmet Berger». Pois, eu sei, Helmut Berger é o nome dele (http://en.wikipedia.org/wiki/Helmut_Berger). E ainda é vivo, graças a Deus. Mas não merece página na Wikipédia em Português, provavelmente porque o conhecem por «Hulmet».

 7.

Laura Antonelli (http://pt.wikipedia.org/wiki/Laura_Antonelli) é um esboço. Como será quando ficar pronta? Talvez com uma listinha de filmes? Já sei que não dá para pôr fotos à toa na Wikipédia, mas olhem que valia a pena conseguir uma. Nem que fosse a da Wikipédia em inglês (http://en.wikipedia.org/wiki/Laura_Antonelli), Pronto que seja em francês (http://fr.wikipedia.org/wiki/Laura_Antonelli). Suponho que seria pedir demais as fotos da Wikipédia em italiano (http://it.wikipedia.org/wiki/Laura_Antonelli). Como não sou um expert, só posso assumir que os direitos autorais variam de país para país e no nosso não são permitidas fotos de Laura Antonelli de espécie nenhuma. Note-se que a pobre Laura, segundo a Wiki em português ganhou «um David di Donatello em 1973 e o Nastro d’Argento», mas sem lista de filmes tem que se ir às outras Wikipédias.

8.

Num ataque de esperança carrego em «O Inocente»(http://pt.wikipedia.org/wiki/L%27innocente), que eu conhecia por «O Intruso», mas prontos, tem estas coisas uma língua vários países. Mas o fundamental é o muito que ficamos a saber do filme na Wikipédia lusófona: «L’innocente é um filme italiano de Luchino Visconti, estreou em 1976.» Ao lado uma caixazinha com importantes informações, mas de actores, nada. Pobres Giancarlo Giannini, Laura Antonelli e Jennifer O’Neill que tão fantásticos estiveram neste filme. Sim, não esqueci a nudez da Antonelli, mas isso não seria enciclopédico. Enciclopédico é ter uma entrada para coisa nenhuma.

Fundamental aquele detalhe da cor. Vão à Imdb, que afinal de contas a Wikipédia em Português não gosta deste filme.

9.

Columbo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Columbo) certamente vítima de vandalismo, uma praga que muito faz sofrer a Wikipédia, p’ensei eu. É que, a mim e neste momento, carregar no link da IMDb que me iria levar ao Columbo dou com (http://www.imdb.com/name/nm1466074/) Michael Sidisin Jr. Já agora o site é este: http://www.imdb.com/title/tt1466074/, title em vez de name.

Foi azar do editor, descuido também, mas não são profissionais, não se pode reclamar, só constatar o facto. Sorte a do Michael, que ganhou um fan. Mas não é importante.  Ia ver o histórico de edições do Columbo, mas desisto quando vejo que há pelo menos 50 anteriores.

10.

Arthur Miller (http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Miller), lembrei-me por estar a reler «Morte de um Caixeiro Viajante». Um bom trabalho, com um pequeno detalhe de manutenção no que se refere às referências: http://archive.operainfo.org/broadcast/operaBackground.cgi?id=11&language=4 a mim dá isto:

 Mas também não era importante!

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário