Mais 10 artigos interessantes na Wikipédia em português (e erros)

11.

Dashiell Hammett (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dashiell_Hammett) como sou boa pessoa resolvi ver mais coisas sobre o meu velho amigo Hammett, um daqueles que se descobria na colecção «Vampiro».  É um esboço. Um esboço é uma maneira da Wikipedia ter uma entrada mais ou menos composta e não poderem dizer que não tem. E é este o caso. Nem sequer uma caixinha, nem sequer uma categoria para a data de nascimento.

Biografia fundamental, mas ver também «Secret Agent X-9»(http://pt.wikipedia.org/wiki/Agente_Secreto_X-9) de que eu, confesso, ignorava ser do Hammet e daí a importância da Wikipédia, aprende-se sempre alguma coisa. E ver também a «Relíquia Macabra – The Maltese Falcon(http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%ADquia_Macabra)», uma excelente ideia para este fim de semana. Obrigado Wikipédia. Pena o Hammett não merecer uma biografia decente, mas não de pode ter tudo.

12.

Edward G. Robinson (http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_G._Robinson) Confesso que ia a pensar no «The Cincinnati Kid» e não esperava aquela foto do homem nos «Dez Mandamentos». Nunca o puderam prender por lindo, mas também assim dá ganas é de rir. É mais um esboço, e não merece caixinha. Uma pena a foto, mas provavelmente não é possível usar a da Wiki em inglês, essa sim a lembrar bem o nosso homem. Curioso o «Find a Grave» (http://www.findagrave.com/cgi-bin/fg.cgi?page=gr&GRid=880), que a própria Wikipédia diz ser «um website comercial que providencia acesso grátis a um banco de dados com informações sobre a localização de túmulos de pessoas famosas de todo o mundo. », servir de referência. Tumular, obviamente.

13.

The Cincinnati Kid – O aventureiro de Cincinnati (http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Cincinnati_Kid) tem uma sinopse sinopse, isto é, mesmo sinopse; vamos ver se me faço entender usando a própria Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sum%C3%A1rio): «Um sumário, por vezes chamado sinopse, é uma versão encurtada de um texto original.» Esta é mais uma sinopse de uma sinopse. Mas não importa. Pena não conseguir transmitir a atmosfera do filme, o poker e… a Ann-Margret a recortar as peças de um puzzle para encaixarem. É, há sempre umas imagens que ficam mais profundamente gravadas que outras. Isso e atitude dela no final do filme, mas só quem joga poker sabe o que fez o puto de Cincinnati.

14.

Ann-Margret (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ann-Margret) mais uma biografia a desmerecer o biografado na Wikipédia em português. Mas não se lamentem que em francês é ainda pior. E como nasceu na Suécia (sim, aprendi isso, eu sempre pensei que fosse só americana) lá lhe plantam a bandeira da Suécia. Creio que é cidadã americana, e se nasceu em 1941 e se mudou com a mãe em 1946 para os states, onde o pai estivera em 1942… mas pronto, quem fez essa bio deve saber mais do que eu. Mas quero lamentar foto, tendo em conta que existem os problemas das fotos serem legais numas wikis e noutras não. Mas as da Wikipedia em inglês valem mais a pena. Já agora onde diz «Site de fans (em inglês)», o link (http://home6.swipnet.se/~w-60241/Ann-Margret/index.html) dá um resultado curioso.

Toma lá que é para não armares em mais parvo do que és. É um 403. Querem saber o que é? Pois consultem a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/HTTP_403), que é para isso que existe: «403 Forbidden (403 Proibido) é um código de erro HTTP retornado pelo servidor web quando o utilizador ou programa tenta obter acesso um recurso que o servidor não permite.» Sabiam? Pois eu também não, só que dava em nada! (verdade é que fiquei na mesma). De caminho visitem o Site Oficial da dona Margret (http://www.ann-margret.com/) que também está lá.

15.

John Joseph “Jack” Nicholson (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jack_Nicholson) Adorei essa de saber o nome do bicho, para começar. Está carimbado (Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto.) o que revela que alguém se lembrou de verificar, o que , em 15 artigos é a primeira vez que encontro, mas posso estar enganado. Pelos vistos os outros eram mais confiáveis que este (podem rir). Achei curiosa a categoria: «Católicos dos Estados Unidos». Deve haver alguma espécie de recenseamento na Wikipédia em Português, porque de outra forma não faz sentido haver uma categoria dessas. Já agora vou espreitar o Tom Cruise (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Cruise) (trabalharam juntos em Uma Questão de Honra – A Few Good Men (http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Few_Good_Men) – sim, aquela cena…). Não tem a religião dele nas categorias. Pode ser falha, mas porquê andarem a perseguir os católicos dos Estados Unidos e deixarem em paz os cientologistas? Um momento, aquela Darma (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jenna_Elfman)… e está lá escrito: «É seguidora da cientologia». Assim como no Tom e nada de categoria. Não faz sentido essa categoria. Opinião minha, que como dizia alguém num filme da Jodier Foster: «As opiniões são como o olho do cu: todos têm um, mas pensam sempre que é o do vizinho que cheira mal.» Não procurem na Wikipédia em Português; o filme («Home for the Holidays – Fim de Semana em Família (http://www.imdb.com/title/tt0113321/)»), dirigido por ela não tem artigo, apesar de ter a Holly Hunter, Robert Downey Jr. (o irmão bicha), Anne Bancroft (fantástica essa mãe fumadora), Charles Durning (que pai, depois de reformado, dançarino), Dylan McDermott (um homem chamado peixe, ganda cena dele e do candeeiro), Geraldine Chaplin (a tia doida), Cynthia Stevenson (a irmã histérica). Posso dizer-vos que vale a pena ver. Outra bela sugestão.

16.

Jodier Foster (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jodie_Foster), carimbadinha da silva e tudo. Não é uma boa biografia, mas: «Em 2007 assumiu publicamente sua homossexualidade» E sabem como se chama essa categoria de pessoas? Pois eu também não, mas parece importante ser mencionada: LGBT (http://pt.wikipedia.org/wiki/LGBT). «LGBT ou ainda, LGBTTTs, é o acrónimo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (o ‘s’ se refere aos simpatizantes). Embora refira apenas seis, é utilizado para identificar todas as orientações sexuais minoritárias e manifestações de identidades de género divergentes do sexo designado no nascimento.» Adorei essa dos simpatizantes. Sempre o último numa fila de homossexuais. O que a gente aprende a viajar na Wikipédia, não é verdade? LGBT, quem diria. É que quando eu andava na escola, isso queria dizer: Logo, Glória, bota tesão. Eu sei, era um brasileiro que bebia um pouco demais e quando chegava tarde a casa dizia isso à mulher, a dona Glória, que Deus tenha em bom resguardo, que passou muito mal com o clima deste país. Ah, o que ele queria dizer é que quando acordasse ela estivesse pronta. Já me perdi.

17.

The Bucket List -Nunca É Tarde Demais  (http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Bucket_List) foi por isso que eu fui ao Jack. E afinal:

É triste. Só isso? Nem uma sinopse sinopse sinopse? Um esboço decepcionante.  Nem o Jack com aqueles óculos, ele dono do hospital que queria um quarto individual, quando ele próprio, por razões económicas decretou que os quartos deviam ser duplos; e lhe sai o Morgan na cama ao lado com a sua lista de coisas que gostaria de fazer? Não, não vou contar o filme todo. Só recomendar, se não o viram. Curioso que ninguém carimbou o artigo por insuficiente. É mesmo só para fazer número.

18.

Morgan Porterfield Freeman, Jr (http://pt.wikipedia.org/wiki/Morgan_Freeman) Quem diria que o Morgan se chama Porterfield. O que a gente aprende na Wikipedia. Este artigo não está carimbado, nem é esboço. Passa portanto por completo. Ficarão a saber tudo sobre Morgan Freeman na Wikipédia em Português. Só não entendo porque há títulos de filmes estilo «As Branquelas» que redireccionam para «White Chicks». Há aqui qualquer coisa que não está organizada. Ou usam os títulos originais, ou usam os usados no Brasil, ou usam os usados em Portugal. Deve haver uma norma que nesta lista de filmes do Morgan escapou a alguém. Mais ainda: «10 Items or Less» abre um artigo (http://pt.wikipedia.org/wiki/10_Items_or_Less) sobre uma série de televisão onde não consta o Morgan.  Este é o filme (http://pt.wikipedia.org/wiki/10_Items_or_Less_(filme)  é muito bom e tem, imaginem, vocês que só pensam que a Penélope Cruz é que filma nos states, uma bomba chamada Paz Vega (http://pt.wikipedia.org/wiki/Paz_Vega). Um filmezinho pequeno mas muito bom de ver. Grande confusão nessa Wikipédia em português. E esse artigo nem sequer leva carimbo nenhum, sinal que ou foi escrito por um crak da wiki que não precisa de ser corrigido ou o controle é pura ilusão na Wikipédia em Português.

19.

Driving Miss Daisy (http://pt.wikipedia.org/wiki/Driving_Miss_Daisy) Olhem que não está nada mau. Uma coisa leva a outra e vim recordar a Miss Daisy e o seu motorista. Um grande filme. Não, não vou implicar com o artigo, só estou a recordar, mais nada.

20.

Dan Aykroyd (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan_Aykroyd) Mais uma vez a lista dos filmes não segue nenhum padrão, mas pelo menos tem os títulos originais. Nada de controle, tudo deixado assim, definitivo, não é um esboço é definitivo e…. The Ottawa Evening Journal é uma ligação que não existe. Será que a Wikipédia em Português não tem uma lista de jornais do mundo inteiro? Uma falha grave. Encontrei um com esse (http://chroniclingamerica.loc.gov/lccn/sn84029640/), mas não deve ser o próprio. É desesperante não chegar a essa referência. A wiki em inglês (http://en.wikipedia.org/wiki/Ottawa_Journal) fala de outro. Por favor: HELP, quero ver, é importantíssimo, é a prova de como Dan Aykroyd nasceu em Ottawa. Vou fazer um apelo aos vandalos que atacam a Wikipedia: acabem com isso; eles não precisam da vossa ajuda. HELP, HELP, HELP.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: