Wikipédia e Direitos de Autor

A Wikipédia passa por ser muito respeitadora dos Direitos de Autor, mas o que acontece é que não respeita os direitos dos seus autores.

Se você tem alguma coisa de interessante a escrever sobre seja que assunto for, nunca o faça na Wikipédia, porque, logo de início, você cede os direitos do que escreve ao projecto. E depois não pode apagar. Isto é, você não pode apagar o que escrever na Wikipédia, mas alguém pode fazer isso segundo determinados critérios. Bem, só eles conhecem os critérios, apesar de terem tudo muito bem explicadinho. É que tudo depende de quem você encontrar; tal qual uma repartição pública, ou a urgência de um hospital, depende de eles irem com a sua cara ou não, estarem num bom dia ou não.

Quem já passou pela experiência de publicar na Wikipédia, vai de certeza entrar em conflito com os burocratas do projecto; mais que não seja pelo facto de eles terem sempre razão e se cobrirem uns aos outros. Se um errar vão fazer todo o possível para que o erro seja seu.

O único critério válido para qualquer artigo parece ser o número, isto é, quantos mais artigos melhor, mesmo que sejam maus, incorrectos ou enganadores. Na Wikipédia em português, parece o número parece ser uma obsessão. Mas tenha cuidado, pois se escrever muito os «eliminadores» vão ficar furiosos consigo, porque lhes vai estar a dar muito trabalho, que é coisa que eles não gostam de ter. São pobres voluntários que certamente têm vida própria. Ou talvez não, talvez a única vida que têm é serem voluntários da Wikipédia.

Para terminar, você não pode apagar a sua conta na Wikipédia. Simplesmente não dá; desde o momento que entrou você é obrigado a ficar; suponho que se nunca mais aparecer eles apagam a sua conta, mas fica sempre lá o seu nick registado em tudo o que escreveu.

Por isso pense bem antes de se meter na Wikipédia. A utilidade é incontestável, para tirar uma pequena dúvida, mas a qualidade é duvidosa (veja as próprias estatísticas da Wikipédia em português:  735 172 artigos – 282 bons e 440 destacados).

Lembrei-me de escrever isto porque encontrei várias pessoas que desistiram do projecto, fartos  dos voluntários de todo o tipo que fizeram daquilo uma espécie de casa própria, amigos, amiguinhos e amiguetes. Tal como em tudo, de boas intenções está o inferno cheio. Pense duas vezes antes de colaborar, leia atentamente as Condições de Uso e Políticas Oficiais e não se esqueça: a Wikipédia não garante a validade dos artigos. Pode ler isso escrito por eles mesmos em Avisos Gerais. Tudo o que lá escrever não é seu, e se criar uma conta ela vai durar o tempo que eles quiserem que dure.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: