Vamos nos 40 artigos interessantes na Wikipédia em Português (e erros)

31.

Laura Elizabeth Dern (http://pt.wikipedia.org/wiki/Laura_Dern) é porta de entrada para «Coração Selvagem – Wild at Heart»(http://pt.wikipedia.org/wiki/Wild_at_Heart) uma página sem referências, mas isso é o menos, pois a alucinante viagem de Lula e Sailor vale a pena, sempre que quiserem ver um bom filme, e o Nicolas Cage numa de Elvis como poucas vezes vi melhor. A atmosfera é à Linch e está tudo dito. Além da Laura Dern, não esquecer o espantoso Willem Dafoe e mais os seus dentes e meia na cara; Diane Ladd, alucinante;  Isabella Rossellini, que mázinha pode ser, hem!; Harry Dean Stanton, sempre um enigma. Ah, pensaram que eu ia falar do artigo?  Está bem, gostei das categorias: Atores infantis dos Estados Unidos e Dubladores dos Estados Unidos (que de repente li «dribladores». E não senhor, não vou falar dos jurássicos. Mais para quê, está lá escarrapachado:

32.

De Laura Dern eu recordo o belíssimo «Rambling Rose» («Rosa – Uma Mulher de Fogo») (http://www.imdb.com/title/tt0102753/), que não existe na pt Wikipedia. A estranha empregada que chega à adolescência de um miúdo e não só lhe vira a vida, como a da família e até da pequena cidade. Mãe e filha, Laura Dern, Diane Ladd no mesmo filme com o Robert Duvall, num personagem soberbamente conseguido. Falar da miudagem também valia a pena, mas não é para falar, é para ver.

33.

Nicolas Cage (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolas_Cage) começa bem na pt Wikipédia:

A partir daqui temos (http://www.buscafilme.com.br/filme/o-aprendiz-de-feiticeiro/) para verem o trailer de «The Sorcerer’s Apprentice» (http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Sorcerer%27s_Apprentice) que nunca vi. Gostei de ser informado no artigo de que «Possui uma estrela na Calçada da Fama, que fica localizada em 7021 Hollywood Boulevard.» ou «Mora num castelo branco, estilo alemão, rodeado de flores tropicais, nas colinas de Hollywood» ou «Outro endereço é a casa de campo, ao estilo inglês, do ano de 1940; uma mansão vitoriana em São Francisco e uma casa em Malibu». Sem dúvida ideias de promotor imobiliário. Mas também: «Adora histórias de quadrinhos.» Para completar faz parte da categoria «Católicos dos Estados Unidos», uma listagem que parece ser muito importante (porque deixam os da Cientologia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cientologia) em paz?).

34.

Mas o Nicolas leva-me a «Leaving Las Vegas – Morrer em Las Vegas» que merecia uma sinopse melhor trabalhada, mas não está mal. Pelo menos não esquece a Elisabeth Shue  (http://pt.wikipedia.org/wiki/Elisabeth_Shue) que anda agora em piranha a 3 dimensões. Para não reclamarem que só digo mal da Wikipédia aqui vai mais uma prova do meu apreço e da descoberta, mais uma entre milhões: «John O’Brien, autor da autobiografia a qual Despedida em Las Vegas foi baseado, se suicidou apenas 2 semanas após o filme ter entrado em produção. » Sempre a aprender, hem? Não é só os castelinhos do Nicolas Cage, não senhor, também se aprendem coisas importantes. O homem morreu mesmo. De bêbado.

35.

Willem Dafoe (http://pt.wikipedia.org/wiki/Willem_Dafoe) um dos grandes actores de sempre; a página dele na pt Wikipédia é que começa mal:

E dá para perguntar: que texto?  «Considerado um dos mais talentosos de sua geração, marcou o cinema fazendo um dos atores principais em Platoon» Depois vêm Speed e Spider-man. Nada de «Streets of Fire»(http://pt.wikipedia.org/wiki/Streets_of_Fire) do grande mestre Walter Hill (http://pt.wikipedia.org/wiki/Walter_Hill) – outro inacabado dado por completo? Nada da «A Última Tentação de Cristo» (http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Last_Temptation_of_Christ) do Martin Scorsese (http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Scorsese)? Nem «Born on the Fourth of July»(http://pt.wikipedia.org/wiki/Born_on_the_Fourth_of_July) do Oliver Stone (http://pt.wikipedia.org/wiki/Oliver_Stone)? Porque não o já aqui mencionado «Coração Selvagem – Wild at Heart»(http://pt.wikipedia.org/wiki/Wild_at_Heart) ? E se você clicar no «The English Patient», vai dar ao livro antes de chegar ao filme.(http://pt.wikipedia.org/wiki/The_English_Patient_(filme)). Apenas mais um descuido wikipédico. Wikipédicamente falando, não categorizado como católico. Espero que não seja ou seria uma pena tal facto não aparecer.

36.

Diane Ladd (http://pt.wikipedia.org/wiki/Diane_Ladd) merece um esboço na pt Wikipédia.

Não é preciso mais. desta vez nem há carimbo. Para quê? O filme «Hold Me, Thrill Me, Kiss Me» é «Hold Me, Thrill Me, Kiss Me é o quinto álbum de estúdio da cantora cubana Gloria Estefan, lançado em 1994.» Devia ser o filme de Joel Hershman (http://www.imdb.com/title/tt0104428/). Diga-se de passagem que o mesmo erro está na página da Sean Young (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sean_Young) e não quis ver mais. Porque esta também só tem uma página como a da Diane Ladd, só não diz de quem ela é mãe (se é!).

37.

Isabella Rossellini (http://pt.wikipedia.org/wiki/Isabella_Rossellini) não é tão mal tratada na Wikipédia pt. Eu, aliás só por aqui passei porque me lembrei de um filme que gostei muito, «Entre Primos – Cousins»(http://pt.wikipedia.org/wiki/Cousins), do Joel Schumacher (http://pt.wikipedia.org/wiki/Joel_Schumacher), que aliás não está maltratado (ufa). O Joel sim, é do estilo da Diane e da Sean e sem carimbo nenhum. Mas o filme – e os filmes permitem viajar no tempo, pelo tempo da nossa vida e pelo tempo que retratam – fez-me recordar a indústria de casamentos e a minha patética (reconheço) descoberta que o lixo é um grande negócio. Aliás, dizem que os negócios do futuro passam pela, saúde, viagens e… lixo. Pois, não é disso que o filme trata, para isso vejam o artigo da Wikipédia pt. Toma! Ah, a Isabella é categorizada em «Pessoas gêmeas». O que faz todo o sentido porque «tem uma irmã gêmea, Ingrid Isotta Rossellini, professora de literatura italiana». Ainda bem!

38.

Harry Dean Stanton (http://pt.wikipedia.org/wiki/Harry_Dean_Stanton) está carimbado, o pobre.

A filmografia devia ser considerada parcial, tendo em conta o que se vê na IMDb (http://www.imdb.com/name/nm0001765/), mas prontos é um esboço. Eu também só passei por aqui em busca do «Paris, Texas» (http://pt.wikipedia.org/wiki/Paris,_Texas), este sim um artigo decente na Wikipédia pt. Tem umas interessantes «Influências na cultura popular». Um filme de culto.

39.

Nastassja Kinski (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nastassja_Kinski) tem um bom artigo na Wikipédia pt. «Aos dezasseis anos, Nastassja começa um relacionamento com o realizador Roman Polanski». «Em 1978, Nastassja, passou alguns dias numa prisão alemã porque foi enquanto juvenil, apanhada várias vezes a roubar em lojas e a utilizar transportes públicos sem pagar ». «Em Maio de 1992 juntou-se com o músico e empresário Quincy Jones» Só estou a mostrar o que não sabia, ok? «É vegetariana[carece de fontes] ». Ou de vitaminas, sei lá; fontes há muitas e sabe-se lá quantas inquinadas! Que pena, não há «Maria’s Lovers – Os Amantes de Maria»(http://www.imdb.com/title/tt0087682/) de Andrey Konchalovskiy ou Konchalovsky (http://pt.wikipedia.org/wiki/Andrei_Konchalovsky). A mulher grávida de um casamento não consumado, a mão no fogo de John Savage (http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Savage); a musica cantada por Keith Carradine (http://pt.wikipedia.org/wiki/Keith_Carradine) e mais o seu bulldog de óculos escuros; essa bomba que foi a Anita Morris (http://www.imdb.com/name/nm0606360/) – que não existe na Wikipédia pt, mas podem ver na em inglês (http://en.wikipedia.org/wiki/Anita_Morris). «Morris appeared in The Rolling Stones’ music video “She Was Hot”». Só para terem uma ideia. Uma pena não existir nada sobre ela na Wiki em pt.

40.

Roman Polanski (http://pt.wikipedia.org/wiki/Roman_Polanski) não está nada mal na Wikipédia pt. E até encontrei «The Ninth Gate – A Nona Porta»(http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Ninth_Gate) que é baseado num livro de Arturo Pérez-Reverte (http://pt.wikipedia.org/wiki/Arturo_P%C3%A9rez-Reverte) – merecia melhor página. Este filme, curiosamente, e é mencionado na wiki, foi rodado também em Sintra e, além da Lena Olin (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lena_Olin) – outra má página -, e do Johnny Deep (http://pt.wikipedia.org/wiki/Johnny_Depp), conta com a mulher do Polanski, a Emmanuelle Seigner (http://pt.wikipedia.org/wiki/Emmanuelle_Seigner) – artigo mínimo. Vamos, será que nunca viram a Emmanuelle? Artigo mínimo? Ora vão à…Wikipédia pt.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: