Chegamos aos 50 artigos interessantes na Wikipédia em Português (e erros)

41.

Lilli Carati (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lilli_Carati). Aparentemente a Wikipédia pt só conhece os filmes porno da actriz. Se reparassem bem, por exemplo na wiki italiana, veriam que ela trabalhou com Sergio Corbucci, Pasquale Festa Campanile antes de ir ter com Joe D’Amato e acabar no hard-core em 1987. O artigo é um esboço, mas devia ser mínimo dos mínimos e inclusivamente ofensivo para uma pessoa viva. Mas que importa, se conta como mais uma entrada. Se ontem tínhamos 735 265 artigos, hoje já vamos em 735 404. Claro que contando com este da Lilli Carati, que nem teve a decência de ser mínimo, além de desconhecer a pessoa viva em causa (uma grande preocupação da Wikipedia).

42.

Fui até ao Pasquale Festa Campanile (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pasquale_Festa_Campanile) em busca da «La ragazza di Trieste» Curiosamente o link está a vermelho e parece não haver esse filme na Wikipédia pt. Nada mais falso. Partindo da wiki italiana, descobre-se que existe na Wikipédia pt: «La ragazza di Trieste» (http://pt.wikipedia.org/wiki/La_ragazza_di_Trieste). Dá para entender?

Deu, não deu? O editor copiou simplesmente a filmografia e não se deu ao trabalho de corrigir. Isto pode levar a alguém criar um novo artigo sobre o filme, que já existe na Wikipedia pt. Não o façam, a confusão já é muita.

43.

Francesca Romana Rivelli, a bela Ornella Muti (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ornella_Muti) merece um esboço, mas sem filmografia, mais uma entrada para fazer número, que não foi controlada (como devia, sendo uma pessoa viva) como prova a ausência de carimbadelas. «Nos anos 70 e 80 trabalhou com alguns dos maiores cineastas da Europa, como Volker Schlöndorff e Marco Ferreri, além de atuações em filmes norte-americanos.» E está tudo dito, ou melhor, que filmes? Não procurem na Wikipedia pt.

44.

Marco Ferreri (http://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_Ferreri) também leva com um artigo sem referências e sem controle. «Durante a juventude, Marco Ferreri estudou veterinária e trabalhou como jornalista». Mas sempre se aprende alguma coisa. Eu até que passei por aqui em busca da «Grande Farra» e dei com ela.

45.

La grande bouffe – A Grande Farra (http://pt.wikipedia.org/wiki/La_grande_bouffe) merece a sinopse elementar. Pois os tipos decidem matar-se a comer, mas não é só isso. Nem uma referência aos peidos do Michel Piccoli, o apetite sexual de Marcello Mastroianni, aquele fantástico Philippe Noiret com a sua dignidade muito pouco digna, o dono da casa diga-se de passagem; o Ugo Tognazzi e a sua arte na cozinha; a Andréa Ferréol semi-nua a sentar-se em cima de um bolo… Que carro era quele que o Mastroianni restaurou? Um filme a rever, pela minha parte. Claro que não caberia em nenhum artigo decente os pormenores que revelei. A Wikipédia pt é uma coisa séria.  Mas podem saber mais em francês (http://fr.wikipedia.org/wiki/La_Grande_Bouffe).

46.

Michel Piccoli (http://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Piccoli) é um esboço em que a filmatografia devia ser considerada parcial, uma vez que pára em 1997. quando bastava seguirem a IMDb (http://www.imdb.com/name/nm0681566/) para ficarem a saber que o homem continua a trabalhar.  Não refere sequer os filmes que fez com Manoel de Oliveira, Belle Toujours (http://pt.wikipedia.org/wiki/Belle_Toujours), de 2006; ou «Party» (http://pt.wikipedia.org/wiki/Party_(filme)), filmes que mereciam, nos respectivos artigos, pelo menos uma sinopse. A gente sabe como são os filmes do Manoel de Oliveira, mas não é preciso despachar as coisas assim sem mais nem aquelas. Resumindo, o Michel Piccoli não fez mais nada desde 1997, segundo a Wikipédia pt.

47.

Philippe Noiret (http://pt.wikipedia.org/wiki/Philippe_Noiret) é mais uma página com ar de ter sido abandonada. Nem vale a pena falar daquele carimbo a falar da falta de referências; temos que os títulos da filmografia estão em português do Brasil, o que não seria nada de extraordinário se pelo menos referissem o título original. Tudo à balda e mais uma vez sem controle.

48.

Eu ia numa de encontrar o «Amici miei»(http://www.imdb.com/title/tt0072637/), uma daquelas comédias de outro mundo, mas dei com o nariz na porta. Mas mesmo assim fui ao Ugo Tognazzi (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ugo_Tognazzi) que começa logo por ter uma imagem que deve violar direitos de autor e por isso não aparece, na info-box.

Depois, pasme-se, descubro que «Amici miei» parece afinal existir.

Puro engano: o link vai dar «Meus Caros Amigos é um álbum do músico brasileiro Chico Buarque, de 1976.»(http://pt.wikipedia.org/wiki/Meus_Caros_Amigos). Tem tudo a ver, ou melhor, nada, simples falta de intenção e rigor na Wikipedia pt.  Mais à frente fico contente por existir a entrada «Satyricon», mas para ir ao filme é preciso passar pela obra (http://pt.wikipedia.org/wiki/Satyricon) que indica finalmente o filme. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Satyricon_(filme)) com o sacramental, mas útil

pois, como já se viu não aparece num número apreciável de artigos.

49.

Ettore Scola (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ettore_Scola) não tem direito a info-box nem a referências, o mesmo é dizer que não foi controlado. Mas não está mal, menciono apenas a ausência de um critério uniforme para os artigos da Wikipédia pt. Refiro apenas que «Brutti, sporchi e cattivi – Feios, Porcos e Maus» a ligação ao CinemaPtGate (http://cinema.ptgate.pt/filmes/4649) vai dar a isto:

Grande referência, realmente.

50.

Maria Luisa Ceciarelli, assim se chama a Monica Vitti, apesar de ser mais um artigo não controlado, levou-me a encontrar a «Modesty Blaise». Mais uma vez o link leva a «Modesty Blaise é uma personagem de banda desenhada inglesa», antes de dar o link do filme (http://pt.wikipedia.org/wiki/Modesty_Blaise_(filme_de_1966)) que não é nada mau (o artigo, que do filme não tenho nem ideia, só conheço uns livrinhos que por aí se publicavam e formato de bolso).

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: